top of page

A Diferença Entre Gordura ´´Boa e Ruim´´

  • Foto do escritor: Baltazar Santana
    Baltazar Santana
  • 11 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

As pessoas estão constantemente dizendo que “as gorduras são ruins”, e muitas pessoas vão gastar muito tempo e dinheiro para livrar-se completamente de sua gordura corporal. A verdade é que precisamos de gorduras. A gordura é realmente necessária para que você possa perder peso. Tudo depende da fonte de alimentos que você está recebendo esta gordura.

Entenda a Discrepância Entre Gordura Boa e Ruim

As gorduras que devemos evitar são as gorduras trans e gorduras saturadas. Essas gorduras são encontradas frequentemente em alimentos embalados, como batatas fritas, margarina, misturas para bolo e macarrão. Essas gorduras aumentam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (bom colesterol).

A razão pela qual essas gorduras são tão insalubres é porque a maioria delas foram submetidas a hidrogenação. A hidrogenação é um processo químico utilizado pelos fabricantes de alimentos para manter a gordura em alimentos embalados. Essas gorduras trans são difíceis de se encontrar nos rótulos dos alimentos, porque há uma lei que permite que os fabricantes de alimentos a classifique-as como “0g de gordura trans” desde que o produto contenha menos de 5g.

As gorduras insaturadas como o ômega-3, ômega-6, ácido oleico e linoleico são as gorduras boas. Incorporando estas em sua dieta pode realmente ajudar a perder peso. As vitaminas A, D, E e K solúveis em gordura requerem a gordura de forma que possam ser absorvidas pelo corpo. Sem gordura, você não vai ter qualquer uma dessas vitaminas essenciais. Alimentos ricos em gorduras insaturadas, como os abacates, podem realmente mantê-lo mais completo, porque eles podem demorar mais tempo para ser digeridos.

Dietas de baixa gordura podem ser muito enganadoras, porque elas estão enviando as pessoas a mensagem errada. O rótulo, “baixo teor de gordura” exorta as pessoas a desviar-se de todas as gorduras completamente, incluindo as gorduras boas que são necessárias para prevenir doenças, como doenças cardíacas. Além disso, os produtores de alimentos assumem a gordura de um alimento que eles têm para substituí-la com outra coisa, que normalmente é um carboidrato refinado a partir do açúcar. Estes carboidratos refinados podem causar um aumento nos níveis de açúcar no sangue e insulina, porque eles são digeridos muito rápido. A fome é um resultado destes níveis elevados. A fome leva ao ganho de peso excessivo.

Cinco Dicas Sobre Como Escolher Alimentos Com Gorduras Saudáveis.

* Use óleos vegetais líquidos para cozinhar e assar como azeite ou óleo de canola

* Evite a gordura trans

* Mude para manteiga macia

* Coma pelo menos uma boa fonte de gorduras omega-3 por dia, como salmão, atum ou nozes

* Corte a carne vermelha, queijo, leite e sorvete, porque eles podem ser ricos em gorduras saturadas. Escolha frango, peixe ou frutos secos em vez disso.

Da próxima vez que você pensar em comprar um produto alimentar que é de baixo teor de gordura, pense novamente. Escolha as gorduras insaturadas e fique longe de gorduras saturadas, gorduras trans e óleos hidrogenados. Lembre-se que a gordura não é sempre ruim.

Agora que você já sabe a diferença entre gordura boa e ruim, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo. Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento destas informações. E curta nossa página no facebook para ficar por dentro das próximas dicas.


 
 
 

Comentarios


Especialista Social

Farmacêutico 

UM BLOG POR BALTAZAR SANTANA NETO  

Wiz social no biz da mídia 

© B.S.Neto

bottom of page